Entre meninas super delicadas e bad boys, a androgenia toma conta da moda e mostra que a guerra dos sexos pode estar com os dias contantados.
Um mundo onde homens e mulheres são iguais. Trabalham dentro e fora de casa, cuidam dos filhos, leem as mesmas revistas e, tcham, tcham, tcham, se vestem da mesma maneira. Dá para imaginar?? Sim, esse mundo já existe, e trate de não fazer cara feia a olha-lo, pois ele é aqui e agora. o GENDERLESS, ou simplesmente a ausência de gênero, é o ultimo grito da moda e promete acabar com uma das poucas fronteiras que ainda restavam entre meninos e meninas.
Em resumo, no século 21, temos direitos, deveres e, por que não?, closets iguais. Algumas de vocês podem se perguntar nesse momento se eu bati a cabeça na parede! Mas não aconteceu. O que quero mostrar quando posto isso, é que o pré-conceito está fora de moda a muito tempo. E que cada um tem que ser da forma que o torna feliz!! No seu estilo. Por que "a moda sai de moda, mas o estilo, jamais."
Claro que não é de hoje que a androgenia é a brincadeira predileta dos qu gostam de confundir o estato quo. Já nas pinturas de Caravagggio (1571-1610) alguns homens eram retratados com caracterírticas femininas.
O boom unissex foi no ano de 1970, terninhos com ombreiras nos anos 80. E o que mudou de fato? O que houve foi uma evolução da androgenia. Não é mais uma mulher masculinizada ou um homem afeminado. É como se fosse um terceiro gênero, uma busca pela neutralidade. Ser homem ou mulher é um mero detalhe.
A geração "Y" já nasceu com o acesso à internet, sem muitas restrições. São jovens que sabem que é possível ser roqueiro, nerd, surfista, fashionista, ou homem e mulher ao mesmo tempo. O mundo está se adptando. E hoje se tem mais liberdade de ser quem é.
Para se ter uma idéia de mudança, uma escola pública na Suécia eliminou os pronomes masculinos e femininos e adotou o termo HEN, que serve para ambos os sexos. Os brinquedos das crianças tab´m ficam misturados, sem uma diferenciação entre carrinhos e bonecas. Tudo para evitar classificação e preconceito. Já não temos coisas tão femininas. Homens podem usar rosa, mulhreres trabalham em grandes empresas, os dois exercem papéis de protagonistas.
Como a MODA nada mais é do que o espelho da sociedade, várias marcas vêm apostando nesse visual mais neutro, livres de frufrus das ladies, mas também longe da agressividade do macho alfa.
O mais impressionante, é que a tendência não fica restrita a etiquetas cult e a pessoas moderninhas. Sinal dos tempos, maisons tradicionais também se renderam ao visual neutro. O gênero aparaentemente agora é UMA MERA ESCOLHA.

O trabalho de consultoria de imagem é a construção de uma imagem pessoal e profissional que traduza perfeitamente a personalidade, a história e os objetivos de cada indivíduo, com autenticidade, coerência e etiqueta. É um trabalho,acima de tudo,de auto-conhecimento e entendimento da imagem e tudo que a envolve,para aprender a usá-la a seu favor e passar a mensagem que você deseja em todos os diferentes aspectos de sua vida.
A moda sai de moda. O estilo jamais.Coco Chanel
Nenhum comentário:
Postar um comentário