A moda sai de moda. O estilo jamais.
Coco Chanel

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Etiqueta no Trabalho

O fato é o seguinte: a gente passa a maior parte do tempo da vida com as pessoas com quem trabalha. Muito mais tempo do que com os amigos, os namorados e a família. Curiosamente, o horário nobre do dia de todos nós é entre pessoas que não escolhemos, não conhecíamos antes e que podemos, até mesmo, não gostar. No entanto, bem ou mal, funciona. E pode funcionar ainda melhor se cada um observar pequenos cuidados para uma política de boa convivência.  Não custa nada e torna oito horas do dia muito mais agradáveis. Falem a verdade: não é pouco coisa e nada lá muito fácil!

 a.        Não invadam o ambiente com a musica do computador. Vocês podem amar as Cansei de ser sexy, mas o vizinho pode odiar, ou até não consegue se concentrar ouvindo música. Não se isolem com o fone de ouvido a pondo de obrigar seus colegas a levantar e cutuca-los para chamar atenção.

b.       Prestem atenção nos tiques: evitem batucar com a caneta enquanto falam ao telefone, causando um barulho irritante para quem está ao lado; tamborilar sistematicamente com a ponta dos dedos a mesa de reunião; assobiar baixinho enquanto escreve seus relatórios; balançar as pernas chutando (ainda que de leve) os pés da mesa.

c.        Cuidado com outros tiques pouco higiênicos como ficar mexendo no nariz, fungar como se estivesse resfriado, ou produzir horríveis roncos e resfolegar como se o pulmão fosse sair pela garganta. Vá ao toalete, use lenços de papel...

d.       Não abusem do perfume nem da falta dele. Um cheirinho de limpeza é sempre muito agradável. Aos que fumam, lembre-se de ter sempre lenços humedecidos, chicletes, a mão. Após fumar, use-os nas mãos e espere alguns minutos até retornar a sala para que o cheiro forte do cigarro diminua.

e.       Telefonemas particulares devem ser rápidos e em tom baixo. Aliás, não falem alto nunca. Caso seja inevitável o telefonema, ausente-se da sala enquanto durar a ligação.

f.         Ao sair para um cafezinho, levem consigo o celular para que ninguém tenha que aturar os sons das chamadas enquanto você está fora. E lógico, ao chegar ao trabalho, diminua o volume dos toques de celular ou o deixe no silencioso. Ninguém precisa ficar ouvindo a casa 20 minutos musicas como o “créu...garota safada”...qualquer coisa do gênero.

g.        Não comam na mesa de trabalho para não enjoar o vizinho com o cheiro de comida. Caso não haja ambiente específico para refeição, abra as janelas, informe ao vizinho que você irá se alimentar, se há algum problema, ou se tiver sala própria, fiche-a.  E, ao terminar o lanche, deixe a mesa impecavelmente limpa.

h.       Não fume, em hipótese nenhuma, na mesa de trabalho. Não adianta abrir a janela e fumar ali do lado para isso existem os fumódromos.

i.         Anotem o recado na ausência de um colega. Não precisam entrar em detalhes e dizer que ele foi ao banheiro, pagar uma conta, na sala da amiga vizinha. Basta somente informa que no momento seu colega está ausente.

j.         Sejam bem educados sempre. Sorriam e digam bom dia, e muitas vezes, por favor, obrigado e até amanhã aos colegas, porteiros, manobristas, telefonistas, faxineiros e chefes.

   Parece óbvio? Mais não é. É só lembrar quantas vezes esses pequenos hábitos dos colegas causaram enormes aborrecimentos no escritório.  Trabalho exige concentração e requer condições mínimas e civilizadas para que se realize.


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