A moda sai de moda. O estilo jamais.
Coco Chanel

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Toques simples sobre Etiqueta Cotidiana

1) Bêbado em festa

Todo mundo sabe que bêbado é inconveniente, seja por excesso de gentileza, seja por grosseria. Então a dica é estar preparado. Responda objetivamente o que ele quer saber e evite que vire uma questão pessoal, se for seu amigo, tire-o da festa e ponto. A situação é irremediável, não há o que fazer para amenizar o constrangimento. Se não for seu amigo e a coisa estiver ficando feia, simplesmente ignore e fuja o mais rápido possível!!

2) Comentários sobre plástica

"Nossa, como você está magra! Foi lipoaspiração?" Nunca, nunca faça esse tipo de pergunta se quiser continuar viva. A mulher pode ter passado à base de alface e água no último mês para perder quilos e você simplifica o seu esforço com uma lipo? Comente apenas que ela está ótima e mais bonita. Se a pessoa quiser, vai contar o que fez. Não faça perguntas sobre plásticas, idade, situação financeira, a menos que tenha MUUITA intimidade, é serio, e se você tiver certeza dessa intimidade!!! Se a pergunta fatídica já foi proferida e a resposta foi atravessada, reze e sorria e mude logo de assunto como se nada tivesse acontecido. E da próxima vez, pense antes de falar. PENSE MUITO!

3) Cabelo na comida

Se estiver jantando na casa de um amigo e achar um fio de cabelo na comida, você avisa discretamente, certo? ERRADOOO!!! Deixe o cabelo de lado e, se for muito seu amigo, tente comer o restante, afinal é um acidente que pode acontecer na sua casa também. Com certeza, o fio de cabelo não fazia parte da receita, então mostrá-lo só vai causar constrangimento ao anfitrião perante seus convidados. Contenha-se!  

4) Memória fraca

A pessoa o cumprimenta com um forte abraço dizendo o seu nome, e você não tem a mais remota idéia de quem seja. A MELHOR saída é falar a verdade antes de começar a conversa. Desculpe-se e diga que não se lembra de seu nome. Para nós,consultores, isso é falta de traquejo social. Se a outra pessoa lembra seu nome provavelmente vocês já foram apresentados e por que você esqueceu o dela? A desculpa de memória péssima para nomes é uma desculpa desgastada, assim como se referir à pessoa como amiga ou 'grannnde'. Evite!!

5) Beijo gripado

Se estiver muito doente, evite ao máximo. Desculpe-se e diga que está gripado.  Muitos recomendam cumprimentar com um aperto de mão, mas os médicos alertam que também podem transmitir vírus, já que são usadas para assoar o nariz.

6) Crianças no restaurante

A mistura criança e restaurante combina com luz do dia. Evite horários noturnos e também os restaurantes muito formais. Se levar, os pais conhecem bem os filhos que têm e já sabem o que esperar. Se é preciso levar um arsenal de brinquedos para entreter a criança, pondere se é tão necessário o filho estar presente nessa ocasião. Basicamente, a criança deve ficar sentada à mesa pelo menos na hora de comer, além de mastigar de boca fechada. O comportamento da criança no restaurante espelha muito bem a educação recebida em casa. Se a mãe sai atrás do filho pelo restaurante para dar a comida na boca, isso deve acontecer em casa, digo logo!

7) Fura-fila

O que fazer quando algum espertinho entra na sua frente depois de horas esperando na fila? Apesar de inadmissível, nos somos unânimes: nada de barraco. Reclamo educadamente com o próprio fura-fila e, se não resolver, procuro o gerente do local. Não combata a falta de educação da mesma forma, NEM AGRIDA QUANDO FOR AGREDIDO. "Gentileza gera gentileza" já diria Gentileza.


8) Cachorros: é bom tê-los, mas onde metê-los?

Há shoppings e restaurantes que admitem cachorros, mas é importante checar as exigências (no colo, com coleira, focinheira). De modo geral, é importante ter em mente que nem todos morrem de amores pelo seu pet como você. Então não queira que convivam com animais de estimação com o mesmo entusiasmo. Se for à casa de um amigo, pergunte antes se pode levar o pet. Eu, por exemplo, vou dizer um não redondo, pois não gosto de bicho nenhum na minha casa e até minhas plantas são de plástico para não me dar trabalho. O mesmo pode ser recomendado aos donos de cães, afinal não é todo mundo que gosta de ser recebido com latidos, lambidas e pulos.

9) Fumo

O fumante é cada vez mais malvisto socialmente, já que por lei, é proibido fumar em vários locais de uso comum. E, por essa razão, foram criadas áreas destinadas aos fumantes. Eu já elegi o fumódromo da minha casa - a varanda. Quando recebo visitas que não fumam, tiro logo o cinzeiro. Se fumam, peço para irem à varanda. É uma questão de bom senso e respeito.

10) No flagra

"Peguei o namorado de minha amiga com outra em um restaurante. O que fazer?" NADAAA, finja-se de morta. Não conte nem se for sua melhor amiga. Isso porque é difícil saber quais são os acordos dos casais, fora que, se fizerem as pazes depois, é você que vai ficar em maus lençóis, e eles numa boa. "Em briga de marido e mulher não se mete a colher".

11) Benhê

Deixe os apelidinhos amorosos reservados a quatro paredes. Cá entre nós, são ridículos fora de contexto. E quem pensa que está passando aos outros a impressão de intimidade do casal, fique esperto: Essa atitude transmite inadequação e imaturidade. É o mesmo clima desagradável de dois profissionais que falam na sua linguagem técnica sem se importar com os demais ouvintes da roda, UM SACO!!

12) Namoro no trabalho

Aqui vale a adequação da famosa frase: "Amigos, amigos; negócios à parte". Deixe para depois do expediente qualquer assunto fora do âmbito profissional. Ciúmes, beijinhos, comentários de duplo sentido devem ser evitados e, se possível, não conte aos colegas sobre o namoro. Antes de começar um relacionamento no local de trabalho, vale refletir: "Será que ao terminar o namoro vou continuar a relação de trabalho?". Pondere se vale a pena começar.

13) Primeiro encontro

Seja você mesmo. Nada de mentiras e superproduções. Vista-se de acordo com seu estilo, porém com mais cuidado. Todo mundo gosta de encontrar com alguém bem tratado: banho tomado, perfume, barba feita e roupa bem passada não fazem mal a ninguém. No entanto, use perfume com moderação, já que o par pode ter alergia ou não gostar da fragrância. E quem paga a conta? Segundo EU e amigos consultores, é quem convida e, no primeiro encontro, pressupõe-se que é o HOMEM. Demonstra cavalheirismo e gentileza. O homem pode escolher um lugar mais simples, que caiba no seu bolso, mas tem de pagar a conta!! Nos próximos encontros, o casal pode combinar e dividir, se for o caso, o rapaz ser estudante, tiverem mais planos juntos...etc.

14) À mesa

Muitos restaurantes sofisticados estão simplificando a etiqueta à mesa, com apenas uma taça grande para o vinho - seja tinto ou branco - e dois pares de talheres - para entrada e prato principal. Chique é economizar água, por isso atualmente só vai para a mesa o que é necessário. Mas continua sendo um luxo bons modos e refinamento à mesa: mastigar de boca fechada, não falar de boca cheia, não colocar os cotovelos em cima da mesa e saber manejar os talheres. Para o consultor, é uma questão de bom senso. O anfitrião vai arrumar a mesa de forma que seus convidados saibam se portar, pois não é o objetivo deixar as pessoas em situação desagradável.


Só uma brincadeirinha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário